"Muito já se falou. Muito já se escreveu. Mas a experiência é única, e é minha... assim como também são únicas, e minhas, as minhas impressões digitais. Não as das minhas mãos, mas, as das solas dos meus pés" (Josué C. de Oliveira)



terça-feira, 4 de maio de 2010

"O Caminho, A Mochila e o Peregrino"

"O Simbolismo da Mochila... uma bela lição"

Dentre os vários simbolísmos contidos no Caminho de Santiago de Compostela, nenhum outro possui maior significado do que aquele representado pela mochila que o peregrino carrega em suas costas.
Quando nos preparamos para uma viagem, colocamos dentro dela tudo aquilo que, ao nosso ver, é imprescindível para a jornada que está por iniciar. Em um dado momento da nossa caminhada, a mochila começa a pesar... pesar muito. 
A dor nos ombros e nas costas, efeito do peso exercido pela mochila, diária e constantemente, nos leva a refletir sobre o seu conteúdo. Será que o que estou carregando é realmente necessário? Com o passar do tempo, e acompanhado de uma estranha sensação de pesar, vamos abandonando pelo caminho aqueles elementos que se revelaram desnecessários. Caminhando, adquirimos a compreensão que a jornada é longa, e que não vale a pena sobrecarregar a mochila, assim, aos poucos, vamos tirando de dentro dela tudo aquilo que, num primeiro momento, nos parecia ser imprescindível, abrindo espaços para colacar dentro da nossa mochila outros elementos que se revelam muito mais importantes e vitais para a nossa viagem.
Iniciamos a nossa viagem quando nascemos, e a jornada somente é dada por conluída  quando fechamos os nossos olhos pela última vez.  A pergunta que não que calar é; O que temos colocado dentro da nossa mochila de viagem? Será que não estamos carregando coisas demais, e desnecessárias? Nossos rancores, nossos ódios, nossas frustrações, nossa incapacidade de perdoar os outros e a nós mesmos, são elementos que pesam e desgastam o espírito. Durante a minha jornada pude, por diversas vezes, ver a face de Cristo. Ela esteve estampada nos rostos de cada pessoa que, ao me reconhecer peregrino, correram em minha direção para oferecer um copo d'água, uma fruta, um pedaço de pão, ou simplesmente, estender a mão num gesto de abençoar a minha passagm com o sinal da cruz. E assim fui indo... caminhando, cantando e aprendendo a lição...             

Um comentário:

  1. "O imortal é esta vida, este momento."[Friedrich Nietzsche]

    "Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho." [James Greene]

    ResponderExcluir